Descubra por que as artes marciais são tão boas para as crianças

O exercício regular ajuda a melhorar a autodisciplina e o corpo.

“Pratique artes marciais que farão você se sentir um campeão todos os dias e na vida em geral!”.

Com este slogan começam as aulas de taekwondo para crianças a partir dos 3 anos. Sentados na fila, um após o outro, vestidos com quimonos brancos amarrados com faixas de cores variadas, as crianças ouvem atentamente os comandos do técnico Leandro Neri, que é membro da American Taekwondo Association.

O treinador ensina os movimentos básicos das crianças: posição de luta, chutes, defesa de salto. Cada passo é praticado ao ritmo de “um, dois, três”, o que permite desenvolver na mente da criança o conceito de disciplina e ordem inerente às artes marciais que vieram da Coreia do Sul. Assim, o taekwondo contribui não só para o aperfeiçoamento da forma física, mas também para a formação da personalidade.

O curso de taekwondo é composto por 9 módulos com teoria e prática, que são praticados durante seis meses.

“Primeiro estudamos a teoria, depois passamos para a prática. E 9 módulos permitem que você encaixe tudo o que precisa”, acredita o treinador.

Durante o curso, o treinador recebe feedback das crianças. Muitos deles dizem que o treino se tornou “algo especial” para eles e que “depois” começaram a se sentir muito melhores e mais confiantes.

Parte prática do curso

A parte de aquecimento, treinamento de defesa pessoal, chutes, técnicas de combate corpo a corpo são apenas parte do treinamento prático do curso. A melhoria da condição física e da coordenação são complementadas pela aquisição de competências que mais tarde lhe permitirão proteger-se.

“Relembramos constantemente aos miúdos a vigilância que devem manter”, partilha o treinador, sublinhando que não promove de forma alguma a violência gratuita contra os mais fracos.

Quando você deve começar?

Um estilo de vida sedentário é um dos problemas mais prementes que afetam as crianças. As crianças de hoje estão substituindo esportes e outras atividades ativas por computadores e telefones. Nesse sentido, a Associação Brasileira de Pediatria desenvolveu uma diretriz com o objetivo de melhorar os resultados de saúde de crianças que crescem na era digital.

Segundo o Dr. Ricardo do Rêgo Barros, o esporte é útil em todas as fases do crescimento, por isso é preciso começar a praticá-lo o mais cedo possível.

“Quanto à idade ideal para começar a praticar artes marciais, é de 5 a 7 anos. Nesse caso, deve-se dar preferência a modalidades menos agressivas, como o jiu-jitsu e o judô. Mas no karatê, kickboxing e muay thai, você não deve ir antes dos 13 anos.

Ao escolher uma seção esportiva, você também deve prestar atenção ao número de treinadores que lideram o grupo. Assim, para garantir a máxima segurança e produtividade durante o treinamento, um grupo de no máximo 5 crianças deve ser supervisionado por um instrutor.

O esporte

Ao mesmo tempo, a Federação Gaúcha de Karatê acredita que se deve começar a estudar esse tipo de arte marcial a partir dos 4 anos de idade.

“Na minha prática, crianças de todo o mundo têm uma excelente compreensão das técnicas de karatê desde os 4-5 anos de idade. Ao mesmo tempo, as primeiras competições são realizadas apenas aos dez anos de idade, sujeitas a várias restrições durante a batalha. Mas as lutas de karatê clássico começam a ser praticadas apenas a partir dos 20 anos”, afirma o titular da Federação Gaúcha de Karatê.