Você sabe quais são os benefícios da Acupuntura

Criada há mais de dois milênios, a acupuntura é um dos tratamentos mais antigos do mundo. Inspirada nas tradições terapêuticas chinesas, a prática consiste na estimulação de locais anatômicos sobre a pele, os chamados “meridianos” (canais de energia), visando a prevenção e o tratamento de doenças ou dores pelo corpo.De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar os canais energéticos do corpo, de acordo com equilíbrio de yin e yang, desbloqueando eventuais pontos obstruídos. O procedimento consiste na penetração da pele por agulhas metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos, que, quando estimuladas, fazem com que a energia volte a circular corretamente pelos meridianos, reequilibrando o organismo.

E yang, desbloqueando

AcupunturaO diagnóstico é feito pela observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados. A acupuntura busca a recuperação do organismo como um todo pela indução de processos regenerativos, normalização das funções alteradas, reforço do sistema imunológico e controle da dor.A quantidade de pontos a serem estimulados e de sessões necessárias para o tratamento varia de pessoa para pessoa, de acordo com a necessidade energética da mesma em determinado momento.

Desta forma, a acupuntura auxilia na prevenção e combate de problemas gastrointestinais, respiratórios, musculares, urológicos, endocrinológicos, psicológicos e neurológicos, ginecológicos dermatológicos. Mas não são apenas os pacientes com problemas crônicos que podem se beneficiar. O procedimento também é indicado para amenizar dores localizadas em diversas partes do corpo, desconfortos gastrointestinais e até mesmo distúrbios emocionais. A técnica ainda pode ser utilizada para fins “estéticos”, contribuindo para atenuar rugas, celulite, estrias, quelóides, flacidez e envelhecimento facial, melasma (mancha escura na pele) e acne. Além disso, a acupuntura é capaz de acelerar a recuperação de pacientes que se submeteram a cirurgias recentes, seja por trauma, intervenção por doença ou ainda corretivas, como plásticas, já que o estimulo provocado pelas agulhas também promovem uma melhor circulação local e ajuda na regeneração dos tecidos.

A medicina ocidental e moderna sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo.