O Fong Suei é uma ciência que estuda a natureza, nos seus aspectos geográficos e energéticos, e as influências das energias Yin e Yang relacionadas à ocupação geográfica. Os chineses acreditam na existência de uma energia chamada “Qi”, que pode ser positiva ou negativa dependendo da geografia do local e do movimento das estrelas em determinado momento (tempo) do espaço. A prática de Fong Suei visa o aproveitamento da parte geográfica de modo a receber o Qi positivo e evitar o Qi negativo. Os chineses buscam locais com Qi positivo tanto para erguerem cidades e casas como para enterrar os mortos.
Existem duas escolas (estilos) de Fong Suei. A Escola de Forma, que estuda o aspecto material e a geografia da natureza (formação montanhosa, formas e direções dos rios, mares, etc.), e a Escola de Energia e Teoria, que estuda o Qi. Atualmente, trabalham-se os dois estilos em conjunto. Contudo, alguns acreditam que o estudo da energia o mais importante, já que essencialmente a matéria muda, mas a energia daquele ser ou objeto não. Ou seja, uma montanha pode sofrer mudanças por processos de erosão natural ou desencadeados pelo homem, porém, a energia daquele lugar, uma vez absorvida, permanece. Da mesma forma, se uma casa ou local não possui boa energia, uma pessoa com boa energia pode entrar e mudar a energia do local.
Existem quatro Princípios para trabalhar o Qi
1. Receber a energia
2. Pegar a energia
3. Manter a energia
4. Reservar a energia
O praticante deve receber a energia, pegá-la fazendo com que esta fique no local e armazenar para que esta não se disperse.
Todo indivíduo está sujeito à influência de dois tipos de energia: a Energia do ano, que varia anualmente de acordo com a constante mudança dos aspectos geográficos do universo (calculada com base no calendário lunar); e a Energia pessoal, oriunda do elemento de cada pessoa (calculado a partir da data de seu nascimento, considerando a energia do ano, da estação do ano que se passava no momento de seu nascimento, e o movimento das estrelas no momento de seu nascimento);
O Fong Suei trabalha ainda com a energia dos 5 elementos. Por isso, também é preciso estudar dois princípios básicos:
- Lei De Geração: Madeira gera Fogo, Fogo gera Terra, Terra gera Metal, Metal gera Água, Água gera Madeira.
- Lei De Dominância: Água domina o Fogo, Fogo domina o Metal, Metal domina a Madeira, Madeira domina a Terra, Terra domina a Água.
Os Elementos e suas Representações
- Madeira: leste, verde, primavera, vento, fígado, dragão;
- Fogo: sul, vermelho, verão, calor, coração, fênix;
- Terra: centro, amarelo, baixo verão, umidade, baço-pâncreas, serpente.
- Metal: oeste, branco, outono, secura, pulmão, tigre;
- Água: norte, preto, inverno, frio, tartaruga.
Em exemplo da aplicação dos princípios básicos seria, portanto: Pessoa de fogo deve usar, de preferência, a cor vermelha, pois se usar preto, isso não lhe fará bem já que a cor preta representa o elemento Água, e Água por sua vez apaga o Fogo;
8 princípios para a prática do Fong Suei
Pensando nessas energias, o Fong Suei trabalha com 8 princípios básicos:
1. Impulsionar a energia;
2. Trancar a energia;
3. Esconder a energia;
4. Cercar a energia;
5. Ficar com a energia;
6. Girar a energia;
7. Escorregar a energia; e
8. Anular a energia;
Para mudar a energia (buscar o equilíbrio entre o positivo e o negativo), o Fong Suei utiliza geralmente os seguintes materiais:
a) Pedras
b) Cristais
- Cristal branco aumenta a energia
- Cristal branco com moedas melhora a parte financeira
- Cristal com água melhora a energia
c) Música (flauta de bambu)
d) Símbolos de animais
e) Ábaco
f) Pa Kua
g) Espelhos
Pa Kua
No Fong Suei, o Pa Kua serve para delimitar onde cada energia se localiza em pessoas e ambientes.O Pa Kua é representado como um diagrama octogonal com um trigrama situado em cada lado. Dos oito ângulos presentes, quatro deles são considerados positivos e quatro negativos.
Os Trigramas são as oito combinações possíveis das energias Yin e Yang em três linhas (as tracejadas significam Yin e as contínuas representam o Yang).